English (UK)
Research Gate
Novo Banner Brasco 2

Atividades do Projeto

19 a 23 de agosto de 2019 - Segunda visita da equipe escocesa ao Brasil

Após a última visita dos pesquisadores brasileiros à Escócia, a equipe escocesa (Andrea Tuni e Athanasios Rentizelas) visitou o Brasil pela segunda vez de 19 a 23 de agosto de 2019, que constituiu a última semana agendada “Working Together”. A equipe escocesa também se juntou aos pesquisadores Paulo Nocera Alves Junior e Isotilia Costa Melo da Universidade de São Paulo, Jose Carlos Alvarez Merino da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas e Yoshiaki Shimbo da Universidade Federal de São Carlos, com um total de dez pesquisadores participantes a semana de trabalho planejada pela equipe da UFG.

As principais atividades incluíram a visita ao assentamento de Canudos para discutir o progresso feito pela equipe de pesquisa e validar com os agricultores os modelos de apoio à decisão desenvolvidos, a fim de captar as opiniões dos usuários pretendidos, bem como o planejamento das etapas finais do processo. projeto, incluindo publicações e o desenvolvimento de um aplicativo para tornar os modelos fáceis de usar para os agricultores. Além disso, o 1º Seminário de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar foi realizado em 22 de agosto, trazendo para a UFG cerca de 100 participantes representando os diversos atores envolvidos no processo do PNAE, incluindo políticos, administradores de escolas e nutricionistas, além de agricultores familiares.

 

22 a 26 de julho de 2019 - Terceira visita dos pesquisadores brasileiros à Escócia

Cinco pesquisadores brasileiros do grupo de pesquisa do projeto BRASCO (Hélio Fuchigami, Marcelo Nunes, Maico Severino, Julio Valandro e Lie Yamanaka) visitaram a Universidade de Strathclyde de 22 a 26 de julho de 2019. A última semana de “Trabalhar Juntos” na Escócia foi centrado no avanço do projeto de pesquisa, com um foco particular na atualização dos modelos de apoio à decisão para pequenos agricultores. O primeiro modelo, com o objetivo de apoiar os agricultores nas decisões de licitação, foi finalizado, enquanto o segundo, apoiando a distribuição da produção, está próximo da conclusão. À medida que o projeto está chegando a seus estágios finais, a próxima publicação das descobertas da pesquisa foi planejada e as oportunidades de financiamento para futuras colaborações de pesquisa estão sendo exploradas.

 

15/07/2019 a 17/07/2019 - International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management (IJCIEOM)

A equipe do projeto BRASCO apresentou quatro trabalhos na 25ª Conferência Internacional (IJCIEOM), realizada na Sérvia, de 15 a 17 de julho. Cada apresentação foi baseada em um documento de conferência. Os artigos, que foram aceitos com sucesso para publicação nos anais da conferência, após um processo de revisão por pares, sendo que abrange todas as áreas de pesquisa em que a equipe está trabalhando atualmente. Estas incluem sistemas de apoio à decisão para pequenos agricultores, bem como aspectos mais sutis relacionados aos desafios que os agricultores enfrentam para comercializar seus produtos e acesso ao programa PNAE

Os seguintes trabalhos foram apresentados na conferência:

  • “A Data Envelopment Approach to support the bid/no-bid decision of smallholder farmers on public calls participation”, co-authored by Nocera Alves P. J., Costa Melo I., Severino M. R., Yamanaka L., Tuni A., Rentizelas A., e apresentado por Yamanaka L.
  • “A Decision Support Model for Assisting Smallholder Farmers on Bidding to Supply to Institutional Markets”, co-authored by Fuchigami H., Barbosa Q. L., Severino M. R., Rentizelas A., Tuni A., and presented by Fuchigami H.
  • “Supporting Product Distribution Decisions of Smallholder Farmers”, co-authored by Rentizelas A., Severino M. R., Fuchigami H., Tuni A., Costa Melo I., e apresentado por Tuni A.
  • “Smallholder Farmers Challenges to Supply Institutional Markets: a case study”, co-authored by Yamanaka L., Oliveira M. R., Severino M. R., Tuni A., Valandro Soares J. C., e apresentado por Severino M. R.

A conferência ofereceu uma discussão estimulante sobre o trabalho realizado e sua contribuição para a economia solidária, bem como um feedback interessante para as etapas futuras do projeto de pesquisa.

 

23/06/2019 a 26/06/2019. Apresentação de artigos no 30°European Conference on Operational Research (EURO 2019)

A equipe do projeto BRASCO apresentou três trabalhos na prestigiosa 30ª Conferência Européia de Pesquisa Operacional (EURO), realizada em Dublin, Irlanda, de 23 a 26 de junho. As apresentações foram entregues na sessão especial, intitulada “Aplicações de Pesquisa Operacional para Economia Solidária, que fazia parte do fluxo mais amplo de“ Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento e Países em Desenvolvimento ”.

Os seguintes trabalhos foram apresentados:

  • Optimization model as a decision support system for participating in public tenders for feeding programs.
  • Optimising the product distribution decisions for government feeding programs in developing countries.
  • An approach to select public bids based on ELECTRE TRI, triangular hesitant fuzzy and ELECTRE III to support the decision-making of family farmers.

A conferência ofereceu uma discussão estimulante sobre o trabalho realizado, bem como um feedback interessante para as etapas futuras do projeto de pesquisa.

Confira os artigos completos clicando em Publicações da Equipe do Projeto

 

08/05/2019 Apresentação do Projeto no XXIV Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (ENCEP) 2019

Dos dias 08/05 a 10/05 a UFG de Goiânia recebeu o XXIV ENCEP. O primeiro dia de evento foi marcado pela presença da equipe do projeto BRASCO, que tiveram a oportunidade de relatar sobre as experiências de ensino e pesquisa do curso de Engenharia de Produção. Uma das integrantes do grupo, a professora Dra. Lie Yamanaka palestrou sobre o assunto e na oportunidade falou sobre o projeto BRASCO que visa apoiar os agricultores familiares. Evento de grande importância para a UFG, contribuiu também para consolidar e divulgar o projeto BRASCO em desenvolvimento.

 

26/04/2019 Reunião da Equipe do Projeto com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Goiás

Aconteceu no dia 26/04/2019 a primeira reunião com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Os professores Maico Roris, Meire Ramalho, Lie Yamanaka e a aluna de pós doutorado Mara Miranda, foram apresentar o projeto, relatando as dificuldades e necessidades dos pequenos agricultores familiares, além de identificar as possíveis parcerias com os órgãos presentes na reunião. Além do CAE, também estavam presentes os representantes da Gerência da Merenda Escolar, e também o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Goiás (CONESAN). A reunião foi considerada bastante produtiva por todos, já que estão por vir ideias e mais projetos para o apoio dos agricultores familiares e para a melhoria da merenda escolar, no que se refere ao processo do PNAE.

 

15/02/2019 Segunda visita de pesquisadores brasileiros à Escócia

Três pesquisadores brasileiros integrantes do grupo de pesquisa (Helio Fuchigami, Maico Severino e Lie Yamanaka) visitaram a Universidade de Strathclyde de 21 de janeiro a 14 de fevereiro. O terceiro período de “Trabalhar Juntos” foi o mais longo tempo dedicado às atividades de pesquisa conjunta programadas dentro do cronograma do projeto. Um programa muito intenso foi posto em prática: além de poucas sessões de treinamento, o tempo foi largamente dedicado a tarefas de pesquisa, com a equipe avançando significativamente no desenvolvimento de dois modelos de apoio à decisão. O primeiro visa apoiar os agricultores nas decisões de licitação, a fim de avaliar quais chamadas públicas são economicamente viáveis participar, com base em aspectos como custos de produção, custos de burocracia, renda esperada e possibilidade de receber as propostas. O segundo modelo surge quando o resultado das licitações é conhecido e apóia os agricultores familiares na distribuição dos produtos, identificando as escolas a serem supridas, bem como o encaminhamento dos veículos adotados para a logística. Ambos os modelos estão provando ser muito interessantes para desenvolver, dada a natureza particular do problema e o contexto de aplicação. Fique ligado para mais atualizações sobre o desenvolvimento de ambos os modelos!

 

10/01/2019 Sessão extraordinária na Conferência EURO 2019

A equipe BRASCO tem o prazer de anunciar que foi indicada a organização de uma sessão especial na prestigiosa conferência EURO 2019, que será realizada em Dublin, Irlanda, de 23 a 26 de junho de 2019. A sessão especial, intitulada “Aplicações da Pesquisa Operacional para a Economia Solidária” fará parte de um setor mais amplo em Pesquisa Operacional para Países em Desenvolvimento e Aplicações Humanitárias.

A economia solidária é um sistema econômico alternativo, centrado nos humanos e nas relações sociais, e não no capital. Como tal, promove a cooperação contra a concorrência, tentando reunir diferentes atores econômicos e iniciativas em uma rede cooperativa. Esta sessão especial é assim dedicada à pesquisa emergente em PO com o objetivo de desenvolver estratégias alternativas para reduzir a pobreza e o desemprego, além de promover a inovação social para alcançar a eqüidade econômica e social.

Para enviar um resumo para a sessão convidada, você é bem-vindo para visitar a página de submissão de resumos em: https://www.euro-online.org/conf/euro30 e usar o código c1c04d27.

O prazo para submissão de resumos é até dia 8 de fevereiro de 2019. Os resumos devem ser escritos em inglês e conter não mais que 1500 caracteres (nenhuma fórmula ou notação matemática é permitida), de acordo com as diretrizes da conferência do EURO. Para mais informações ou perguntas sobre a sessão, não hesite em contatar os ministrantes:

Fique atento e não se esqueça das datas importantes!

Datas Importantes:

-Prazo para envio de resumos: 8 de fevereiro

-Prazo de inscrição antecipada: 8 de março

-Prazo de inscrição do autor: 22 de março

-Datas da conferência: 23 a 26 de junho

Estamos ansiosos para receber seus resumos e ver você em Dublin.

 

06/10/2018 Visita de pesquisadores escoceses ao Brasil

Após a visita de pesquisadores brasileiros à Escócia, o time escocês da equipe (Andrea Tuni e Athanasios Rentizelas) fez uma visita ao Brasil de 7 a 15 de setembro. Os pesquisadores escoceses encontraram pela primeira vez a equipe da Universidade de São Paulo (USP) na maior cidade brasileira. Mais tarde, toda a equipe foi acolhida calorosamente pela Universidade Federal de Goiás (UFG) para a segunda semana de trabalho conjunto. No total, nove pesquisadores das três universidades participantes do projeto participaram do intenso programa montado pela equipe da UFG. As atividades envolveram vários acadêmicos da universidade, reuniões de troca de conhecimento e visitas à indústrias. Finalmente, a equipe teve a oportunidade de visitar o assentamento de Canudos, onde pesquisadores da Escócia e de São Paulo tiveram a oportunidade de conhecer diretamente os agricultores envolvidos no projeto e entender melhor os desafios associados à distribuição através do programa PNAE, fornecendo informações para as próximas etapas da pesquisa.

 

12/08/2018 Visita de pesquisadores brasileiros à Escócia

Cinco pesquisadores brasileiros integrantes do grupo de pesquisa (Helio Fuchigami, Oliveira Meire, Maico Severino, Julio Valandro e Lie Yamanaka) visitaram a Universidade de Strathclyde de 6 a 10 de agosto. A primeira semana de “Trabalhar Juntos” provou ser muito proveitosa tanto em termos de progresso no trabalho quanto em termos de formação de equipe. A Dra. Agnessa Shpakova realizou um workshop de mapeamento causal, que ajudou a equipe no processo de brainstorming a identificar as principais metas e causas, oferecendo informações preciosas para complementar o processo de coleta de dados de maneira estruturada. Um gostinho dos desafios práticos na distribuição de alimentos foi oferecido graças à apresentação da Long Lane Deliveries, uma operadora líder na distribuição refrigerada e congelada no Reino Unido. Uma série de sessões de treinamento junto com sessões de trabalho sobre as direções do projeto completaram uma semana intensa e produtiva para todos os participantes!

 

01/07/2018 Coleta de dados concluída

Após uma segunda visita ao assentamento de Canudos, no final de maio, a principal coleta de dados primários dos agricultores agora é considerada completa. No geral, foram coletadas informações de 22 famílias, que compõem uma amostra representativa das 320 famílias que vivem no assentamento. Os dados coletados consistem em uma mistura intrigante de dados demográficos e estatísticos sobre condições de vida e agricultura na aldeia, bem como informações qualitativas mais detalhadas sobre as atividades agrícolas e práticas de distribuição. Atualmente, a equipe brasileira está ocupada no processo de analisar e agregar as evidências coletadas para informar o desenvolvimento dos modelos de apoio aos agricultores de Canudos.

 

15/05/2018 Processo de coleta de dados iniciado

O grupo de pesquisa tem o prazer de anunciar que a primeira rodada de coleta de dados está completa. Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, apoiado por alguns estudantes da universidade, fez uma visita à vila de Canudos, no dia 5 de maio, para coletar informações relevantes dos agricultores da vila, que são o foco do projeto de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, a fim de destacar as variáveis mais relevantes para a pesquisa, além de descobrir detalhes ocultos e informações-chave de todos os entrevistados. A primeira rodada de coleta de dados teve como objetivo identificar os benefícios que os agricultores esperam obter com a participação no projeto, juntamente com outras informações sobre suas atividades agrícolas e práticas de distribuição. As evidências coletadas estão sendo analisadas e serão uma preciosa fonte de informações para alimentar o desenvolvimento dos modelos de distribuição para apoiar os agricultores de Canudos.

 

04/04/2018 Início do projeto

O projeto começou oficialmente em 1º de abril de 2018, com duração planejada de 18 meses. A reunião de lançamento aconteceu poucos dias depois, reunindo o grupo para lançar as bases da colaboração entre três universidades brasileiras (Universidade Federal de Goiás, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Uberlândia) e a Universidade de Strathclyde, com sede no Reino Unido. A teleconferência ofereceu a oportunidade para os pesquisadores se encontrarem pela primeira vez com mais de dez pesquisadores conectados simultaneamente. A reunião funcionou como ponto de partida do projeto para desenvolver um roteiro de etapas futuras. Continue acompanhando nossa seção de notícias para receber as atualizações mais recentes sobre o projeto.